quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A encantadora beleza indígena.





































Um comentário:

Anthus da Geb disse...

Olá!

Achei interessante você reservar um espaço do teu blog para mostrar a beleza indígena.
Eu, na minha ignorância, pois não sou especialista no assunto, não sou antropóloga, indigenista, socióloga, acredito que o ìndio brasileiro já foi melhor estudado, melhor considerado em outros momentos de nossas história.
Hoje, apesar de todo o avanço científico e intelectual, pouco se conhece sobre eles, sobre o que eles representam hoje e, ao meu ver, isso é algo entristecedor, pois o Brasil perde e muito com esse pouco caso. Deixamos de nos conhecer, de compreender nossas raízes étnicas.
Bom, nem tudo esta perdido. Em comemoração ao ano da França no Brasil (evento pouco divulgado pelos meios de comunicação, algo lastimável e até desrespeitoso visto que, o ano do Brasil na França foi comemoradíssimo pelos franceses) teremos uma exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo dedicada a Hercule Florence. Florence, como muitos outros contemporâneos seus se dedicou a retratar o indígena brasileiro com o respeito que este merecia.
Hoje, a tetraneta dele busca resgatar o trabalho feito pelo seu antepassado. Adriana Florence, é artista plástica e tem se dedicado a criar um registro artístico-fotográfico do indígena brasileiro de nosso tempos.
Até quando o Brasil tratará a si mesmo de forma tão desrespeitosa.
Infelizmente, somos habitantes de um país que possui uma baixa auto-estima.
Minha esperança é de que um dia isto mude.

Bom Carnaval!